quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Exercício respiratório

...seguindo apenas dois caminhos: um deles o leva ao conhecimento e o outro ao amor. Atingindo a meta, descobre-se com surpresa que não existe conhecimento sem amor; que na verdade, amor é conhecimento e que a passagem secreta para se chegar a ambos é uma só: a respiração.
C.M.Chen

Renascimento é respiração

Tudo começou numa banheira! Nos anos 70, nos Estados Unidos, Leonard Orr estava tomando um banho quente quando começou a sentir que já era hora de sair (aquele amolecimento que sentimos após muito tempo no calor). Leonard ficou curioso para saber o que aconteceria se ficasse por mais uma hora ainda.

Ficou, e após alguns minutos sua respiração começou a se alterar e passou a ter a experiência de estar revivendo seu nascimento. Quando sua vivência terminou, estava se sentindo profundamente relaxado, tranqüilo, feliz e "renascido" - daí o nome Renascimento (Rebirthing). Por algum tempo se acreditou que os resultados obtidos com uma sessão de Renascimento se devessem à água e não à respiração e que seu propósito fosse o de reviver o nascimento e renascer. Hoje em dia, ainda que a água (tanto fria quanto quente) tenha influência no processo, a maioria das sessões são realizadas "a seco" e os resultados vão muito além de experiências ligadas ao nascimento.

Como é feito e a quem se destina.

Numa sessão de Renascimento, inspiramos e expiramos pela mesma via (nariz ou boca), ligando a inspiração e a expiração, sem pausas - o que chamamos de Respiração Circular. Ajudamos a inspiração para que ela seja profunda e permitimos que a expiração seja solta e relaxada, sem interferências. É só isso que precisamos fazer, o resto acontece. Após alguns minutos começamos a experimentar diversas sensações físicas, tais como alterações de temperatura corporal, formigamentos, pequenos espasmos, tremores prazerosos, etc. Também começam a surgir memórias, emoções, sensação de estar fora do corpo ou de reviver algo específico.

O importante no Renascimento é permitir que as coisas aconteçam e continuar respirando sem interferir, apenas acompanhando e observando seu corpo. Após cerca de 1h começamos a experimentar um profundo bem-estar, vitalidade e relaxamento. As sessões de Renascimento duram em média 1h e meia, podem acontecer individualmente ou em grupo, na água ou "a seco", em consultório ou na natureza. Os diferentes ambientes induzem diferentes estados de relaxamento e percepção corporal, emocional e mental. Essa técnica não tem contra-indicação e portanto se dirige a todos que queiram experimentar expansão, prazer e bem-estar, além de estados alterados de percepção. Numa sessão, a técnica é explicada e demonstrada por um Renascedor experiente, que também acompanha todo o processo.

Módulo Básico - 14 a 22 de julho - São Paulo / Venha se surpreender

Esse é um programa intensivo de 9 dias, desenvolvido pelo Instituto de Renascimento de São Paulo, para você experimentar e aprender a técnica do Renascimento (Rebirthing) ou respiração consciente. Respirar sem tensões é uma arte que você irá redescobrir através do próprio corpo. Desfrute 9 dias na natureza. Você vai estar numa bela pousada, no alto da Serra da Mantiqueira, praticando a respiração do Renascimento, consciência corporal e Yoga. Culinária natural, água de qualidade e ar puro completarão o cenário de um ambiente acolhedor e estimulante para a sua vitalidade.

Viva e aprenda Renascimento

Você vai passar por um processo suave e profundo de desenvolvimento pessoal e também vai aprender a conduzir experiências de Renascimento para outras pessoas. Nossa vivência e formação acontece em dois módulos (básico e avançado) e você receberá seu certificado ao final. Todo o aprendizado é prático e teórico, apoiado por material audiovisual e didático (livros, apostilas, cadernos de acompanhamento e CD). Não há pré-requisitos.


Nenhum comentário: