sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Oxum

Deusa dos rios, Oxum carrega consigo predicados de beleza, riquesa e a capacidade de projeção social. É uma ninfa da cultura yorubana, cidade Oshogbo, na Nigéria, está localizada às margens do rio Oxum. Ela é a dona do ovo, a maior célula viva. Na cultura Gêge-Vodú é conhecida como Aziri Tobossi.

Conta-se que quando os orixás chegaram à Terra, costumavam se reunir sem a presença das mulheres. Aborrecida por não poder participar das deliberações, Oxum preparou sua vingança, trazendo a esterilidade às mulheres. Os orixás buscaram ajuda de Olodumaré, que explicou que sem a presença de Oxum nada poderia dar certo. Dengosa, ela demorou a aceitar o convite para que participasse das reuniões, mas finalmente concordou, e a fecundidade voltou.

Dia da Semana: Sábado Cores: amarelo ouro
Comida: feijão fradinho com cebola e camarão (omolocum)
Saudação: Ieu, Orixá Firemam, Axé!
Domínio: água doce, rios, cachoeiras

OS FILHOS DE OXUM NO AMOR

A Mulher de Oxum

Para conquistá-la é preciso estar atento aos sinais que ela emite. A primeira coisa que a mulher de oxum faz quando está a fim de conquistar alguém é passar as mãos nos cabelos. Não espere jamais que ela demonstre interesse direto. Vai sempre chegar a pessoa amada através de outra. Tudo isso acontece porque a filha de oxum gosta de proteger das pessoas em qualquer lugar que esteja. É aquele tipo de mulher que não anda sozinha e está sempre acompanhada de uma amiga. Apesar disto, tem uma aparência chamativa: destaca-se pelos penteados, pela pele macia e bem tratada, pelo corpo hamonioso. Seu ponto fraco é a vaidade. Basta então para conquistá-la, elogiar sua beleza.

Afinidades Com homens de Oiá, Xangô, Ibeji, Oxunmaré, Oxalá, Exu e Oxossi

O Homem de Oxum

Bonito, charmoso, de ar malicioso, arranca suspiros. Aliás, isso é o que esse homem mais gosta de fazer. Só que é preciso entender como ele joga o jogo da conquista. Em primeiro lugar, não demonstra seu interesse e não se compromete demais. Arma todo o esquema para que a mulher tome a iniciativa de chegar a ele. Sexualmente impetuoso, usa toda a sua inteligência e o seu requinte para dar um toque especial aos contatos amorosos. Fará, portanto, com que a mulher se sinta uma rainha. O problema é que gosta de fazer isso com todas as mulheres. Mas há como segurar um filho de Oxum. Trabalhe a sua vaidade, elogie-o muito, mas trate de fazê-lo notar que há outras pessoas interessadas na mulher que está ao lado dele.

Afinidades Com mulheres de Oxunmaré, Oiá, Oxalá, Exu, Ibeji, Oxóssi e Ogum

OXUM TRANSFORMA-SE EM POMBO

Oxum, filha de Orunmilá, casou-se com Xangô e foi viver em seu palácio. Logo Xangô percebeu o desinteresse de Oxum em cuidar dos afazeres domésticos. Oxum vivia preocupada apenas com suas jóias e caprichos. Xangô se aborreceu e mandou prende-la numa torre. Xangô voltou a ser livre para gozar a vida. Exu viu a situação de Oxum e foi contar para seu pai Orunmilá. Fazendo Exu seu mensageiro, Orunmilá mandou que ele soprasse um pó na cabeça de Oxum. Feito isso, Oxum transformou-se em um pombo, ganhando a liberdade e voltando para a casa paterna. Voltou para suas jóias e caprichos.

OXUM - A FECUNDAÇÃO SENHORA, DOS PÁSSAROS.

SAUDAÇÃO: ORA YEYÊ O!
ADORNOS/FERRAMENTAS: ABEBÉ, UM LEQUE EM LATÃO DOURADO, INDÉ (PULSEIRAS)
DOMÍNIOS: ÁGUAS DOCES, FONTES E CACHOEIRAS. CORES: AMARELO,AMARELO OURO.
DIAS DA SEMANA: SÁBADO;
AXÉ: (FORCA EMANADA): FECUNDIDADE, DEUSA DA RIQUEZA, DO AMOR .
OFERENDAS: OMOLOCUM (CANJICA AMARELA COZIDA E OVOS)

INTRODUÇÃO:

DONA DAS ÁGUAS. NA ÁFRICA, MORA NO RIO OXUM. SENHORA DA FERTILIDADE, DA GESTAÇÃO E DO PARTO, CUIDA DOS RECÉM-NASCIDOS, LAVANDO-OS COM SUAS ÁGUAS E FOLHAS REFRESCANTES. JOVEM E BELA MÃE, MANTÉM SUAS CARACTERÍSTICAS DE ADOLESCENTE.

CHEIA DE PAIXÃO, BUSCA ARDOROSAMENTE O PRAZER. COQUETE E VAIDOSA, É A MAIS BELA DAS DIVINDADES E A PRÓPRIA MALÍCIA DA MULHER-MENINA. É SENSUAL E EXIBICIONISTA, CONSCIENTE DE SUA RARA BELEZA, E SE UTILIZA DESSES ATRIBUTOS COM JEITO E CARINHO PARA SEDUZIR AS PESSOAS E CONSEGUIR SEUS OBJETIVOS.

ARQUÉTIPOS:

SÃO PESSOAS GRACIOSAS E ELEGANTES, COM PAIXÃO PELAS JÓIAS, PERFUMES E VESTIMENTAS CARAS. SÃO O SÍMBOLO DO CHARME E DA BELEZA. VOLUPTUOSOS E SENSUAIS. SOB A APARÊNCIA GRACIOSA E SEDUTORA, ESCONDEM UMA VONTADE MUITO FORTE E UM GRANDE DESEJO DE ASCENSÃO SOCIAL.

LENDAS:

QUANDO ORUMILÁ ESTAVA CRIANDO O MUNDO, ESCOLHEU OXUM PARA SER A PROTETORA DAS CRIANÇAS. ELA DEVERIA ZELAR PELOS PEQUENINOS DESDE O MOMENTO DA CONCEPÇÃO, AINDA NO VENTRE MATERNO, ATE QUE PUDESSEM USAR O RACIOCÍNIO E SE EXPRESSAR EM ALGUM IDIOMA. POR ISSO, OXUM É CONSIDERADA A ORIXÁ DA FERTILIDADE E DA MATERNIDADE.

POR SUA BELEZA, OXUM TAMBÉM É TIDA COMO A DEUSA DA VAIDADE, SENDO VISTA COMO UMA ORIXÁ JOVEM E BONITA, MIRANDO-SE EM SEUS ESPELHOS ( ABEBÊ ) E ABANANDO-SE COM SEU LEQUE ( ABELÊ ).

SEGUNDA ESPOSA DE XANGÔ, CONSIDERADA A MAIS BELA DE TODAS, TERIA SIDO PRESA PELO MARIDO CIUMENTO NA TORRE DO CASTELO QUE HABITAVAM. PASSANDO POR ALI, EXU OUVIU O CHORO DE OXUM E QUIS SABER QUAL A RAZÃO DE SUA TRISTEZA. APÓS OUVIR A HISTÓRIA, PEDIU A ORUMILÁ QUE INTERCEDESSE POR ELA. ESTE ASSIM O FEZ, ESPALHANDO SOBRE A BELA OXUM UM PÓ MÁGICO QUE A TRANSFORMOU EM POMBA, POSSIBILITANDO A FUGA. POR ISSO, NOS CULTOS A OXUM, A POMBA É CONSIDERADA UM ANIMAL SAGRADO.




Nenhum comentário: