segunda-feira, 2 de maio de 2011

Huberto Rohden - A voz do silêncio

Nasceu em São Ludgero, 31dez1893 — São Paulo, 7out1981, foi um filósofo, educador e teólogo catarinense, radicado em São Paulo. Filho de Johannes Rohden e de Anna Locks.

Precursor do espiritualismo universalista, escreveu mais de 100 obras (ao final da vida, condensadas em 65 livros), onde franqueou leitura ecumênica de temáticas espirituais e abordagem espiritualista de questões pertinentes à Pedagogia, Ciência e Filosofia, enfatizando o autoconhecimento, auto-educação e a auto-realização. Propositor da filosofia univérsica, por meio da qual defendia a harmonia cósmica e a cosmocracia: autogoverno pelas leis éticas universais, conexão do ser humano com a consciência coletiva do universo e florescimento da essência divina do indivíduo, reconhecendo que deve assumir as conseqüências dos atos e buscar a reforma íntima, sem atribuir à autoridade eclesiástica o poder de eliminar os débitos morais do fiel.

Traço marcante no pensamento de Huberto Rohden na Filosofia brasileira do século XX é a acentuada preocupação com controvérsias do campo da Ética e da Pedagogia, próprias da sociedade moderna, e o estudo da metafísica fundamentado na análise comparada de religiões e filosofias espiritualistas do Ocidente e Oriente.

A apresentadora Xênia Bier entrevista o filósofo, educador e teólogo catarinense Huberto Rohden (1893-1981) no Programa "Xênia e Você" (TV Bandeirantes - 1976/1977). Aqui ele discute o enigma da ausência de informações sobre a vida de Jesus Cristo no período dos 12 aos 30 anos.
Atualmente publicados pela Editora Martin Claret (São Paulo), os livros foram também editados pelas editoras Vozes (Petrópolis), União Cultural (São Paulo), Globo (Porto Alegre), Freitas Bastos (Rio de Janeiro) e Fundação Alvorada (São Paulo), entre outras. Padre jesuíta durante o início da carreira literária, graduou-se em Ciências, Filosofia e Teologia pelas Universidades de Innsbruck (Áustria), Valkenburg (Holanda) e Nápoles (Itália). Fundador da Instituição Cultural e Beneficente Alvorada (1952), lecionou na Universidade de Princeton (Estados Unidos da América), American University, de Washington D.C. (EUA), e na Universidade Mackenzie (São Paulo, SP). Proferiu palestras nos Estados Unidos, Índia e Portugal. Tradutor do Novo Testamento, da Bhagavad Gita e do Tao Te Ching, preocupou-se em editá-los a preços populares, de modo que facilitasse a democratização do conhecimento. Ao longo da vida revisou, atualizou e reescreveu o conjunto dos escritos. Foi biografado por Zoraida Hostermann Guimarães em Um Pilar de Luz no Cosmo (2000), da Editora Lunardelli (Florianópolis, SC).

Nas obras de meados do século XX, Huberto Rohden já abordava temas que só a partir do final daquele século começariam a se tornar recorrentes na literatura espiritualista brasileira: a cidadania e a consciência cósmicas; a auto-educação como principal meio de auto-iluminação; a cosmocracia (autogoverno de acordo com a Ética universal); a felicidade via exercício contínuo do autoconhecimento e auto-realização; a espiritualidade de cunho laico, temporal, ecumênico e universalista. Apesar de ser, como intelectual, o principal precursor brasileiro do espiritualismo universalista e de ter obras com boa distribuição e a preços populares, ainda é pouco conhecido e divulgado, na comunidade espiritualista do Brasil, o papel pioneiro de Huberto Rohden no âmbito do espiritualismo universalista.

Bibliografia (estudos e traduções)
Coleção Filosofia Universal
O Pensamento Filosófico da Antigüidade
A Filosofia Contemporânea
O Espírito da Filosofia Oriental
Coleção Filosofia do Evangelho
Filosofia Cósmica do Evangelho
O Sermão da Montanha
Assim Dizia o Mestre
O Triunfo da Vida sobre a Morte
O Nosso Mestre
Coleção Filosofia da Vida
De Alma para Alma
Ídolos ou Ideal?
Escalando o Himalaia
O Caminho da Felicidade
Deus
Em Espírito e Verdade
Em Comunhão com Deus
Cosmorama
Porque Sofremos
Lúcifer e Lógos
A Grande Libertação
Bhagavad Gita (tradução)
Setas para o Infinito
Entre Dois Mundos
Minhas Vivências na Palestina, Egito e Índia
Filosofia da Arte
A Arte de Curar pelo Espírito (tradução do original de Joel Goldsmith)
Orientando
"Que vos parece do Cristo?"
Educação do Homem Integral
Dias de Grande Paz (tradução)
O Drama Milenar do Cristo e do Anticristo
Luzes e Sombras da Alvorada
Roteiro Cósmico
A Metafísica do Cristianismo
A Voz do Silêncio
Tao Te Ching (tradução)
Sabedoria das Parábolas
O 5o. Evangelho Segundo Tomé (tradução)
A Mensagem Viva do Cristo (Os Quatro Evangelhos) (tradução)
Rumo à Consciência Cósmica
O Homem
Estratégias de Lúcifer
O Homem e o Universo
Imperativos da Vida
Profanos e Iniciados
Novo Testamento (tradução)
Lampejos Evangélicos
O Cristo Cósmico e os Essênios
A Experiência Cósmica
Coleção Mistérios da Natureza
Maravilhas do Universo
Alegorias
Ísis
Por Mundos Ignotos
Outras obras
Novos Rumos para a Educação
Jesus Nazareno
Por um Ideal
Myriam - a História da Mãe de Jesus
A Nova Humanidade
Cosmoterapia
Einstein - o Enigma do Universo
Paulo de Tarso
Huberto Rohden: o Formulador da Filosofia Univérsica (seleção póstuma de textos e entrevista)
Bibliografia
Lottin, Jucely: O Verde Vale do Rio Braço do Norte. Tubarão : Copiart, 2009.

De Alma para Alma é o livro mais lido do autor. mais de cem mil leitores - desde a edição inicial - já viveram, se emocionaram e se magnificaram com sua mensagem cósmica e humana. A essência deste livro-mensagem é a mesma contida no coração da Parábola da Videira, onde o Cristo revela o princípio da plenitude da vida: "se ficardes em mim e se minhas palavras ficarem em vós, pedi o que quiserdes e alcança-lo-eis." Rohden nos conduz para nós mesmos, em direção ao nosso Centro, para a plenitude de nossa alma. Ele nos ensina a fidelizar a nossa vida individual com vida cósmica, um livro de cosmoterapia.

Nenhum comentário: