segunda-feira, 2 de maio de 2011

Kaur Singh (Lori C. Tett) - compositora e instrumentista New Age

Prolífica carreira que durou desde o início dos anos 1970 aos anos 1990, lançando 23 álbuns. Com sua voz angelical e melodias assombrosas, Singh Kaur foi pioneira no gênero crescente de interpretações ocidentais de música indiana.

Nascido Lori C. Tett em 06 de janeiro de 1955, em Tucson, Arizona, Kaur Singh foi exposto pela primeira vez a música na idade de cinco anos, quando ela ouviu árias cantadas por sua avó operático. Aos 14 anos, comprou sua primeira guitarra, em seguida, fugiu de uma vida familiar abusiva. Aos 17 anos, sua avó a deixou na 3HO comunidade em Tucson, Arizona.

Singh Kaur inicialmente viveu no ashram de Tucson, e foi lá que ela começou a flor como um músico. Embora tivesse chegado com 'St. Francis já está completa, ela foi exposta aos músicos ecléticos da comunidade 3HO e um novo, espiritualmente centrada maneira, de viver. Ela mais tarde mudou-se para o Espanola, 3HO México Nova comunidade, onde os seus talentos musicais expandiram-se e ela encontrou seu pé como um compositor e cantor de inspirar canções devocionais. Foi Espaniola que ela conheceu e casou-se, Gurucharan Singh. Não muito tempo depois de seu casamento, eles se mudaram para Denver para abrir um restaurante de comida de saúde. De lá, eles se mudaram para São Luís com o propósito de abrir um yoga ashram. Durante os anos em St. Louis, Gurucharan e Kaur Singh teve dois filhos, Guru Guru e Shabd Ardas.

Nos primeiros anos de sua vida musical, Singh Kaur colaborou com os músicos da 3HO iogue. Seus esforços próximos foram tomados diretamente de traduções de Inglês Sikh escritura traduzido por seu amigo Sardarni Premka Kaur e publicado como "Peace Lagoon" e, posteriormente, "Paz Lagoa II." Yogi Bhajan, seu guia espiritual, comissionado Kaur Singh para gravar uma série de oito mantras, seis das quais ela foi capaz de concluir. Estes deviam ser altamente popular Crimson Série Invencível Records, com Kim Rodrigues (harpa, sintetizadores), e produzido por Liv Singh Khalsa. As gravações continuam Singh Kaur é mais popular, e são frequentemente jogados em hospitais, centros de parto, spas holísticos, e outros locais onde a música cura é útil.

Em um ponto em sua viagem musical Singh Kaur colaborou com Amar Singh Khalsa. Ele contou a sua criatividade sem esforço: "Nós estávamos sentados no St. Louis aeroporto com Yogi Bhajan, que estava à espera de um vôo de conexão para New York . Ele pediu para colocar Kaur Singh Rakhe Rakhan Har (um verso Sikh) com a música. Eu estava sentado ao lado dela como Yogi Bhajan bateu o ritmo de pulsação de um copo de isopor vazio. Eu escrevi o ritmo baixo, e quando chegamos em casa, colocamos o ritmo no tambor da máquina Kaur Singh. Esta é a batida ouvido na gravação final. No dia seguinte, fui para o trabalho. Quando voltei para casa naquela noite, eu perguntei Singh Kaur sobre ela, e ela rodou uma gravação - basicamente a peça acabada. Ela se sentou na parte da manhã e a música fluía através dela. Eu sempre fui espantado e admirado por sua capacidade de colocar a música perfeita para qualquer palavra que cruzou seu caminho - Inglês ou Gurmukhi . "Amar Singh Khalsa e sua esposa, Sahib Amar-Khalsa, continuou a manter uma amizade com Singh Kaur e tocava teclado e viola, respectivamente, em gravações posteriores.

O maior sucesso comercial Kaur Singh foi o seu álbum "instrumentos de paz" (mais tarde intitulado "Imagine Peace"), que fez a Billboard New Age anúncio Music em 1988. Este álbum foi produzido durante o tempo de associação Kaur Singh longa com Dean Evenson e Duda, com quem ela ficou e excursionou durante um período de dois anos. Ela lançou dois CDs no planeta "é o Evenson" Sondagens de etiqueta: "What Child Is This" e "Spiritus" (que Singh Kaur auto-produzido).

Devido a uma vida familiar cada vez mais estressante, Kaur Singh deixou o marido e os filhos no final de 1980, e esta crise impactou o seu estado de saúde e a qualidade de seu trabalho. Por esta razão, o cantor Wah foi chamado para o dobro do trato vocal nas bênçãos, a gravação em sétimo na Série Crimson. No entanto, Singh Kaur logo recuperou a sua voz, embora a sua saúde começou a declinar e continuou a fazer gravações. Foi depois que ela saiu de St. Louis que ela conheceu Dean Evenson e Duda, que fez amizade com ela e que posteriormente produziu três álbuns com ela.

No início de 1990, depois de ouvir algumas gravações de Joni Mitchell, Singh Kaur contactou seu velho amigo e produtor, Liv Singh Khalsa de Invincible Music. Ela queria fazer outra gravação, e "Asas do Amor" foi gravado em Phoeniz, Arizona, nos estúdios de invencíveis. Respondendo ao convite de um amigo, Singh Kaur mudou-se para Maui, Hawaii. Apesar de nunca ter deixado de ser um sikh, ela abandonou o turbante, e passaram a usar roupas convencionais. Ela continuou a escrever canções, cantou numa banda de rock, e começou a gostar de sua nova liberdade. Foi durante este período, ela conheceu seu futuro marido, Keith Drew. Ele não sabia nada do seu passado musical ou talento, mas vi como uma linda ruiva e resoluto. Enquanto em Maui, Singh Kaur conheci uma alma gêmea musical, Jaiia Earthschild, e eles co-criado e gravado, muitas canções, que permanecem na coleção pessoal de Earthschild Senhora. Kaur Singh voltou para os EUA continental em 1998, doente com cancro do ovário, para trabalhar com Gary Stadler em "Fairy nightsongs". Singh Kaur também gravou as faixas "Esse Universo", que foi lançado após sua morte. Ela deu dois concertos de despedida, uma em Maui Island com seus filhos, Guru Guru e Shabd Ardas presente Khalsa, e uma no Ashram 3HO em Los Angeles. Antes Kaur Singh voltou para o Havaí, ela deu seu amado Guilda violão de 12 cordas e fita pessoal e coleção de CDs para Gary Stadler. Porque ela estava muito doente em cima de seu retorno para Maui, ela se mudou para a casa de Graham Muir Caroline, uma vez que era mais acessível do que a casa de três andares que ela e Keith compartilhada. Apesar de sua doença, ela gravou várias faixas vocais de Daniel Paul (tabla músico); ela saísse da cama o tempo suficiente para cantar, e deitou-se novamente. Em sua passagem, ela estava vestida em seu vestido verde de veludo favoritos. Mais tarde, depois de ter sido cremado, os amigos alugaram um barco e, com Guru Ram Dass "brincar" sobre o sistema de som o barco, Kaur Singh cinzas foram lançadas ao mar.

Discografia
Espirituais Nation (1973) Kaur Singh cantou sobre este álbum do Khalsa String Band, na pista particular ", você pode fazer o sol brilhar".
Canções de Amor do Senhor, (Invincible Music, 1978) com o Sat Nam Silva
Sukhmani, Ashtpadi 6 (1979)
Lagoa da Paz (1979)
Paz Lagoa II (1983) com Kaur Khalsa Sahib-Amar Amar Singh Khalsa e
Joyful Vision (1983)
Lochai Man Mera (1985)
Aap Sahaee Hoaa (1986) com Amar Singh Khalsa
Sadhana Suite (1986) com Amar Singh Khalsa
Rakhe Rakhanhar (1986)
Guru Ram Dass, Crimson Série 1 (Invincible Music, 1986) com Kim Robertson
Mool Mantra, Crimson Série 2 (Invincible Music, 1986) com Kim Robertson
Sat Nam Wahe Guru, Crimson Série 3 (Invincible Music, 1987) com Kim Robertson
Har Har Mukande, Crimson Série 4 (Invincible Music 1988) com Kim Robertson
Mender of Hearts, Crimson Série 5 (Invincible Music 1988) com Kim Robertson
Imagine Peace, (Sondagens do Planeta, 1988), com Dean Evenson (inspirado em John Lennon famosa canção " Imagine ")
Ardas, Crimson Série 6 (Invincible Music 1989) com Kim Robertson
Bênçãos, Crimson Série 7 (Invincible Music 1990), com Wah
Asas do Amor (Música Invincible, de 1992)
What Child is This (Sondagens do Planeta, 1993), com Dean Evenson
Spiritus (Sondagens do Planeta, 1996), registrado como "Lorellei"
Fairy Night Songs (Sequoia Records, 1998), com Gary Sadler, Sahib-Amar Kaur Khalsa
Este Universe (lançado postumamente por Sequoia Records, 2005), com Gary Stadler

Nenhum comentário: